RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79712

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



SANTOS. (José dos) CATÁLOGO DA IMPORTANTE E PRECIOSISSIMA LIVRARIA QUE PERTENCEU AOS NOTÁVEIS ESCRITORES E BIBLIOFILOS CONDES DE AZEVEDO E DE SAMODÃES. [2 VOLS.]

Enriquecido de notas bibliográficas e notícias e várias edições de muitas das obras descritas. E também de numerosos 'fac-similes' de portadas, frontispícios, paginas, gravuras, registos de lugar e de datas de impressão das mesmas obras, etc. Redigido por José dos Santos. Com uma introdução pelo erudito escritor e bibliófilo Sr. Anselmo Braamcamp Freire. Primeira parte A-M [Segunda parte M-Z]Tip. da Empresa Literária e Tipográfica. Porto. MCMXXI [1921].

2 Volumes de 18x12 cm. Com [xi], 690, [i]; [vii], 870, [i] págs. Brochados. Ilustrados. Exemplar com danos nas lombadas e nas capas, lombadas partidas, manchas e rasgos nas capas, capa e folha de anterrosto da segunda parte parcialmente solta.

José dos Santos, (Pombal, 1881 – Lisboa, 1900?), de nome completo J. dos S. Pego. Aos sete anos mudou-se a Lisboa com o seu irmão Manuel dos Santos Pego, e para ajudar a mãe trabalhou numa oficina como a prediz de carpintaria entre outros. Mais tarde montou uma modesta casa de refrescos, na Praça do Príncipe Real construiu um estabelecimento e deus sociedade ao seu irmão. Começou um negócio de livros comprando nos alfarrabistas lisboetas Mano João, do Mercado de S. Bento e Silva, da Travessa da Palmeira, alguns dos quais haviam pertencidos a Alexandre Herculano, estabelecendo se com uma livraria. Em 1909 fundou a Livraria Lusitana, encorajado pelo General e professor Cândido Xavier e deus sociedade ao seu irmão Manuel, até que em 1914 sai da sociedade para fundar uma nova livraria que pôs o seu nome.

Da sua atividade bibliográfica registamos 19 catálogos da Livraria Lusitana, sendo os treze primeiros de 1910 a 1916 numerados seguidamente de 1 a 13; um intitulado: Arquivo Bibliográfico (dois tomos; 1915-1916); outro: catálogo extraordinário (1929; dois vols.); e ainda outro: catálogo de livros raros de séc. XV a XX(1937-1938, dois vols.); 23 catálogos de livrarias particulares destinados a vendas leiloadas, dentre os quais destacaremos, por ordem cronológica de publicidade, os: Monteverde, 1912; Rodrigo Veloso (dois vols.) 1914-1916; Bertrand, 1918; Azevedo-Samodães (dois vols.), 1912-1922; Ameal, 1924; Pedro de Azevedo, 1929; Vítor Ribeiro, 1931; D. José Pessanha, 1933, Dr. Carlos doa Santos, 1936 e Camiliana (descrição mais importante e valiosa) do autor, 1939. O Catálogo Monteverde é prefaciado pelo dr. Teófilo Braga; o Catálogo dr. RodrigoVeloso por Henriques Marques; o Catálogo Azevedo-Samodães, por Anselmo Braamcamp Freire; o Catálogo Ameal, por Gustavo de Matos Sequeira; o Catálogo Pedro de Azevedo, por dr. António Baião; o Catálogo D. José Pessanha, por Matos Sequeira, que prefaciou ainda o Catálogo Dr. Carlos dos Santos.


Temáticas

Referência: 2312MA319
Local: SACO MA440-9


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters