RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 80343

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



GALVÃO DE ANDRADE. (António) ARTE DA CAVALLARIA

DE GINETA, E ESTARDIOTA, BOM primor de ferrar, & Alueitaria. DIVIDIDA Em tres Tratados, que contèm varios discursos, & experiencias nouas desta arte. DEDICADA AO SERENISSIMO PRINCIPE DE PORTVGAL D. PEDRO N. S. FILHO DO SENHOR REY D. IOAM O IV. de Portugal, de gloriosa, & saudosa memoria. COMPOSTA POR ANTONIO GALVAM D’ANDRADE, Fidalgo de sua Caza, & seu Estribeiro, Commendador das Cómendas de San Tiago d’Ore, & N. Senhora da Charidade, ambas da Ordem de N. Senhor Iesus Christo, natural de Villa-Viçoza. LISBOA. Na Officina de JOAM DA COSTA. M. DC. LXXVIII. [1678] Com todas as licenças necessárias

In fólio 28,8x20,7 cm. Com [xvi], 605 (aliás 607), [i em br.] págs. Encadernação de fins do século XIX, inteira de pele da época, com rótulo vermelho, nervos, ferros a ouro e o ano e edição gravado a ouro no pé da lombada. Cortes das folhas levemente carminados e folhas de guarda em papel marmoreado.

Ilustrado com um total de 14 gravuras, das 20 que deveria ter, desenhadas por Félix da Costa e gravadas por Clemente Bilingue. Integram um magnífico frontispício gravado com o retrato do autor e 19 gravuras xilográficas, sendo 15 gravuras em folhas dupla desdobráveis assinadas C.B.F. [Clemente Bilingue fecit] e 4 em folha simples. As seis gravuras em falta foram substituídas por reproduções fac-similadas de qualidade. 

Exemplar com a gravura alegórica com o retrato do autor espelhada, com assinatura de posse coeva na folha de rosto de Francisco António Marques Giraldes de Andrade e com falta das duas folhas preliminares com a dedicatória substituídas por reproduções fac-similadas de boa qualidade. Com pequeno pico de traça restaurado, a partir da página 593 até ao fim, com a última folha reforçada. As 6 gravuras em falta substituídas por cópias são as seguintes: Homem à gineta, junto da página 1; Canhão n.º 4 junto da página 73 (a reprodução está junto à página 135); Freios de ginetes, junto da página 135, faltam os números 3 e 4, sendo que só o 4 está substituído por reprodução; Homem correndo tomando um lenço do chão, junto da página 347; Lança de brida, junto da página 507, cuja reprodução está colocada junto da página 484 . 

Impressão muito nítida sobre papel de linho muito sonante ornamentada com cabeções decorativos, iniciais decoradas e florões e remate constituídos por uma rosa (p. 134), cesta grande com flores e frutos (p. 222) outros com pequenas cestas com flores e belos florões de remate no final do texto, página 596 e no final do índice na página 605, constituídos por elaboradas composições com anjos no primeiro e uma figura antropomórfica no segundo, inseridos em volutas, com frutas e flores pendentes.

Primeiro livro português de equitação ilustrado, hoje em dia muito raro e que ainda mais raramente aparece com todas as gravuras (muito mais raro do que a Luz da Liberal Arte de Manuel Carlos de Andrade, publicada um século depois). Inocêncio já o refere como muito raro e descreve apenas 13 gravuras.

É escrito em linguagem correcta, e havida por clássica nos termos relativos às matérias de que trata. Inclui uma curiosa apologia do cavalo, cheia de anedotas interessantes, com as quais se pretende provar a inteligência desse animal.

As páginas preliminares contêm a dedicatória do autor ao Príncipe D. Pedro, futuro Rei D. Pedro II; [Prólogo] A quem ler; sonetos em louvor do autor e da obra de D. Luís de Meneses, Conde da Ericeira e de D. António Alvares da Cunha; licenças com censuras de Frei Jorge de Carvalho, de D. Nuno Álvares Pereira de Melo, 1.º Duque do Cadaval e de D. João de Mascarenhas, Conde do Sabugal; indicação dos lugares onde devem ser colocadas as gravuras e as erratas. As páginas finais de 597 a 607 contêm o índice dos capítulos.

António Galvão de Andrade (Vila Viçosa, 1613? - Lisboa, 9 de Abril de 1689) Filho de Francisco Galvão de Andrade, estribeiro de D. Teodósio, Duque de Bragança. Foi fidalgo da Casa Real, Comendador da Ordem de Cristo, das Comendas de Santiago de Ore, e de Nossa Senhora da Caridade, Estribeiro do Rei D. João IV, dos seus filhos os Príncipes D. Teodósio e D. Pedro. Organizou e dirigiu as cerimónias e eventos equestres durante o casamento do Duque de Bragança, futuro D. João IV, com D. Luísa de Gusmão, em 1633. Foi sepultado no Claustro do Convento da Trindade.

Félix da Costa Meesen (1639 - 1712) célebre pintor do século XVII, irmão do pintor Brás de Almeida, cujas obras estão pouco estudadas, que é mais conhecido pelos seus trabalhos para serem gravados, tais como o retrato de 1697, do médico João Curvo Semedo. Entrou para a Irmandade de S. Lucas, em 1674, foi pintor régio de D. Pedro II, viajou pela Europa e acompanhou a Infanta D. Catarina a Londres quando do casamento com o Rei da Inglaterra. É autor de um tratado sobre pintura, A Antiguidade da Arte da Pintura, onde apresenta dados biográficos de pintores portugueses, que ficou inédito até 1967, quando foi publicado pela Universidade de Yale, onde está preservada uma das cópias manuscritas na Beinecke Library. Recentemente foi descoberto outro tratado sobre pintura na Biblioteca da Ajuda: Tratado sobre iluminação para ensinar facilmente a pintar sem mestre. É também autor de obras sebastianistas: Exposição dos XI a XIII capítulos do IV livro do Profeta Esdras, de 1687, que está ainda inédita e é descrita por Sousa Viterbo e Discurso em que se mostra por resões claras, e evidentes quem he o Rey Encuberto que ha de restaurar Hyerusalem do poder dos Infieis, 1685, manuscrito da BNP.      

Clemente Bilingue (c. 1660 - depois de 1716) Gravador português com vários trabalhos publicados em obras da época. Ernesto Soares considera-o um abridor de profissão, que participou na ilustração de obras com outros artistas célebres da sua época e descreve dezenas de gravuras da sua autoria publicadas em 23 livros.    

 In folio. 28.8x20.7 cm. [xvi], 605 (actually 607), [i in bl.] pp. Late 19th century binding, in contemporary full leather, with a red label, raised bands, gilt tooled and the year and edition engraved in gold at the foot of the spine. Red edges and marbled endpapers.

Illustrated with a total of 14 engravings, of the 20 it should have, drawn by Félix da Costa and engraved by Clemente Bilingue. It includes a magnificent engraved frontispiece with the author"s portrait and 19 woodcut engravings, 15 of which are on double fold-out sheets signed C.B.F. [Clemente Bilingue fecit] and 4 on single sheets. The six missing engravings have been replaced by quality facsimile reproductions.

Copy with the allegorical engraving with the author's portrait mounted, with a coeval handwritten ownership title on the title page by Francisco António Marques Giraldes de Andrade and with the two preliminary leaves with the dedication missing, replaced by good quality facsimile reproductions. With a small trace of moth restored, from page 593 to the end, with the last leaf reinforced. The 6 missing engravings replaced by copies are as follows: Man at the gymnastics, on page 1; Cannon no. 4 on page 73 (the reproduction is on page 135); Horse bridles, on page 135, numbers 3 and 4 are missing, and only number 4 has been replaced by a reproduction; Man running taking a handkerchief from the ground, on page 347; Bridle throw, on page 507, the reproduction of which is on page 484.

Very clear print on very resounding linen paper decorated with headpieces, decorated initials and fleurons consisting of a rose (p. 134), a large basket with flowers and fruit (p. 222) others with small baskets with flowers and beautiful finishing fleurons at the end of the text, page 596 and at the end of the index on page 605, consisting of elaborate compositions with angels in the first and an anthropomorphic figure in the second, set in volutes, with hanging fruit and flowers.

Portugal"s first illustrated equestrian book, which is now very rare and even rarer to find with all the engravings (much rarer than Manuel Carlos de Andrade"s Luz da Liberal Arte, published a century later). Inocêncio already refers to it as very rare and describes only 13 engravings.

It is written in correct language, considered classic in terms of the subjects it deals with. It includes a curious apology for the horse, full of interesting anecdotes, which are intended to prove the intelligence of this animal.

The preliminary pages contain the author"s dedication to Prince Pedro, future King Pedro II; [Prologue] To those who read; sonnets in praise of the author and his work by Lord Luís de Meneses, Count of Ericeira and António Alvares da Cunha; licences with censures by Friar Jorge de Carvalho, Lord Nuno Álvares Pereira de Melo, 1st Duke of Cadaval and D. João Mascarenhas, 1st Duke of Cadaval, and Lord João de Mascarenhas, Count of Sabugal; indication of where the engravings and errata should be placed. The final pages from 597 to 607 contain the chapter index.

António Galvão de Andrade (Vila Viçosa, 1613? - Lisbon, 9 April 1689) Son of Francisco Galvão de Andrade, stableman to Teodósio, Duke of Bragança. He was a nobleman of the Royal House, Commander of the Order of Christ, of the Commendations of Santiago de Ore, and of Our Lady of Charity, Steward to King João IV, and to his sons, Princes Teodósio and Pedro. He organised and directed the equestrian ceremonies and events during the wedding of the Duke of Bragança, the future King João IV, to Luísa de Gusmão in 1633. He was buried in the Cloister of the Convento da Trindade.

Félix da Costa Meesen (1639 - 1712) famous 17th century painter, brother of the painter Brás de Almeida, whose works are little studied, who is best known for his works to be engraved, such as the 1697 portrait of the doctor João Curvo Semedo. He joined the Brotherhood of St Luke in 1674, was royal painter to King Pedro II, travelled around Europe and accompanied the Infanta Catarina to London when she married the King of England. He was the author of a treatise on painting, A Antiguidade da Arte da Pintura (The Antiquity of the Art of Painting), in which he presents biographical data on Portuguese painters, which remained unpublished until 1967, when it was published by Yale University, where one of the handwritten copies is preserved in the Beinecke Library. Another treatise on painting was recently discovered in the Ajuda Library: Tratado sobre iluminação para ensinar facilmente a pintar sem mestre (Treatise on lighting to easily teach you how to paint without a master). He was also the author of Sebastianist works: Exposição dos XI a XIII capítulos do IV livro do Profeta Esdras (Exposition of the 11th to 13th chapters of the 4th book of the Prophet Ezra), from 1687, which is still unpublished and is described by Sousa Viterbo and Discurso em que se mostra por resões claras, e evidentes quem he hey Rey Encuberto que ha de restaurar Hyerusalem do poder dos Infieis, (Discourse in which it is shown by clear and evident statements who the Undercover King is who will restore Jerusalem from the power of the Infidels ) 1685, manuscript from the BNP.

Celemente Bilingue. Portuguese engraver with several works from that time and, according to the sources consulted, active between 1660 and 1716.

Referências/References:
Pedro Calafate - Félix da Costa, In Filosofia portuguesa. Instituto Camões. 
Iberian Books 77410 [67285]
USTC
Arouca A 341
Ernesto Soares - História da Gravura Artística, I, 127, n.º 318.
Ernesto Soares - Dicionário de Iconografia Portuguesa, I, p. 108, n.º 175. 
Azevedo e Samodães, 1342.
Torrecilla, 255.
B. N. (séc. xvii) 177.
Sousa Viterbo - Notícia de alguns pintores portugueses. ACL, 1903, p. 70-75. 
Inocêncio I, 147.
Barbosa Machado I, 285-286.


Temáticas

Referência: 2402PG004
Local: SACO NMFICHAS1-21


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters