RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

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METHODO DE ENSINAR CAVALLOS – SÉC. XVIII. ANÓNIMO. [ MANUSCRITO ]

Interpretaçaõ do Segundo Livro de Novo Methodo de ensinar Cavallos composto pelo Príncipe Guilherme Marques e Conde Neucáste [William of Newcastle, 1592-1676] com hum appendice de Addicoes e Reflexões, que o mesmo Autor addicionou à sua obra [1667], em que se ensina a trabalhar os Cavallos seg[undo] a ordem da Natureza. E aperfeiçoar a natureza com a subtileza da Arte. S/L [Vila Real ou Bragança?]. S/d. [circa 1740-1760].

De 21x15 cm. Com 80, [iii] fólios.

Encadernação da época inteira de pele [restaurada com folhas de guarda novas e rótulo novo] com nervos e ferros a ouro na lombada.

Profusamente ilustrado com 24 figuras desenhadas no texto [esquemas da colocação das mãos e pés do cavalo nas pistas em movimentos de espádua adentro].

Manuscrito de Manejo, ou Alta Escola Equestre, com exercicios ilustrados para 2 e para 4 pistas.

Obra escrita a uma só mão firme e regular, utilizando sempre a mesma nuance de tinta; fólios numerados e colofón (Finis Laus Deo). Título de posse após o colofón (Este libro he de Manoel António de Figueiredo Sarmento). Últimos 3 fólios constituem aproveitamento das folhas de guarda para apontamentos apócrifos (com receitas de bolos, xaropes e bebidas), i. e. não relacionados com a obra.

O primeiro parágrafo informa-nos genericamente do conteúdo do manuscrito, e o segundo parágrafo das razões da sua produção: “O ter sido tão geralmente aceite este Novo Método e Arte de Cavalaria, faz com que não pareça ociosa esta interpretação e mesmo atentamente a ler se descobrirá o grande merecimento do seu Autor [William of Newcastle] que sendo já tão ponderado em tanto Mundo, não será em Portugal que principia a continuar o mesmo aplauso à Lição que se fez do Segundo Livro, e Apendice, pois foi por ele se inclinar nestas duas partes, o mais preciso, fundamental, e proveitoso desta Grande Arte: Exposto que todo o Corpo da obra como produção do mesmo elevado Espírito enorme e excelentes Doutrinas; naquelas Duas partes se contem as de que mais principalmente se deve instruir um novo, e valoroso Cavaleiro: nem o interprete se atreveria a passar destes Limites, por não exceder os termos da própria experiência [etc]'.

O manuscrito não contém indicação do autor ou escriba do mesmo, no entanto supomos - através do título de posse, e da utilização da letra b por v - ter sido elaborado no norte de Portugal, possívelmente em Vila Real ou Bragança que são localidades do seu possuidor, e onde na mesma época (1762) Paiva e Pona, Monteiro-mór de Vila Real, foi autor da obra «Manejo Real, Escola Moderna da Cavallaria de Brida. Para os Cavalleiros conseguirem esta scientifica faculdade : Novo Methodo para Desembaraçar os Potros, unir os Cavallos, vencer os resabiados, e reduzillos a huma total obediência». Sendo este tema da obediência do cavalo a continuação do colofón do manuscrito: “Como um Cavaleiro logo concluo ser preciso que o cavalo saiba que o cavaleiro é o seu Senhor, isto é que tema, e logo o cavalo lhe obedecerá e nestes termos já se pode chamar ensiná-lo. Finis Laus Deo”.

O manuscrito não apresenta um índice das matérias, que no entanto aqui reunimos:

Introdução. Cap. 1º Do perfeito assento e das acções do Cavalo, Assento da sela, Postura e firmeza do corpo, Pés nos Estribos, Lugar da mão, Proporção da Vara, Postura da Vara, Repreende-se a afectação, Aprova-se o assento. Cap. 2º Das Acções ou movimentos do Cavalo em todos os seus passos naturais; Definição do passo, Definição do trote, Definição da andadura, Definição do galope, Definição da carreira, Reprova-se a andadura, Condena-se ir o cavaleiro falso no galope; Primeiro modo de ir falso. Cap. 3º Dos Movimentos artificiais das pernas e mãos de um cavalo. Cap. 4º Do modo com que costumo prender as rédeas no cabeção de que costumo servir-me; Utilidades deste modo de cabeção. Cap. 5º Como se deve manejar a primeira vez um cavalo bruto para o montar para a mão direita por um círculo largo com o cabeção referido; Ajuda do ombro…sendo as duas espáduas do cavalo trabalhadas deste modo; Primeira lição para um Potro ou Cavalo Novo a trote para a mão direita; Primeira Lição para um Potro trotar para a mão esquerda. Cap. 6º Quando e como se deve galopar um cavalo; Galope para a mão direita; Postura do cavalo no galope; A Ajuda da Rédea, e Perna; Galope para a mão esquerda; Cap. 7º Como se deve parar um Cavalo; Advertências para recuar; Fundamento de todos os Manejos. Segunda ordem de Lições – Cap. 8º Método de Trabalhar a garupa de um Cavalo para a mão direita. Cap. 9 Como se deve trabalhar a garupa de um cavalo para a parte esquerda. Cap. 10º Método Novo e verdadeiro de trabalhar a garupa de um cavalo a passo, que é a acção do trote, a garupa próxima ao centro que é o pilão. Cap. 11º Para trabalhar um Cavalo na passage, ou passo que é a acção do trote para a mão esquerda. Cap. 12º Para trabalhar a mão direita do Cavalo, ou a garupa do Cavalo da parte de fora. Cap. 13º Para trabalhar à mão esquerda do Cavalo, ou a garupa do Cavalo da parte de fora; Cap. 14º Para trabalhar para a mão direita um cavalo em seu comprimento, no passo, ou passagem que é a acção do trote; Cap. 15º Para trabalhar um cavalo para a mão esquerda em seu comprimento, no passo, ou passagem que é a acção do trote. Cap. 16º Novo, e verdadeiro método de ensinar um cavalo a andar terra a terra. Cap. 17º Terra a terra para a mão esquerda. Capº 18º Para meter um cavalo entre dois pilões pelo método antigo. Capº 19º Lição excelente para todos os cavalos assim pesados, como ligeiros de rédea. Terceira continuação das Lições, a qual trata do conhecimento do freio - Cap. 20º Do modo e Arte como se ensina ao Cavalo o conhecimento do freio. Cap. 21º Para trabalhar um Cavalo terra a terra para a mão direita, o cabeção preso na maça da sela, e a rédea na mão esquerda. Quarta Continuação das Lições – Cap. 22º Para trabalhar um cavalo com falsas rédeas. Quinta Continuação das Lições - Cap. 23º Para trabalhar um Cavalo com a Rédea só, andando as rédeas separadas nas duas mãos. Sexta Continuação das Lições que serve para trabalhar um Cavalo com a Rédea na mão esquerda somente – Cap. 24º para trabalhar um Cavalo com a Rédea na mão esquerda somente… e assim obedecendo às rédeas, como às pernas, está perfeitamente dominado. Cap. 25º Para trabalhar um Cavalo terra a terra com a Rédea na mão esquerda somente. Cap. 26º Dos passos que faz quando cumprimenta do muro, ou passagem com as rédeas do freio somente, e outras muitas instruções; Para mudar sobre as voltas terra a terra. Cap. 27º O triunvirato das Lições para trazer um cavalo perfeitamente em Manejo. Capº 28º Para terra a terra; Prossegue-se a mesma matéria; Aditamentos; Para terra a terra sobre as voltas; Advertência muito importante para a Mão da Rédea. Seguem-se umas Lições importantíssimas e cheias de grande Reparo – Advertencias; da Espora; Da Ajuda da Espora chamada toque; Outra Ajuda da Espora; Da Rédea da parte de dentro presa ao Cepilho da Sela; Da importância da boca do cavalo; Do Terra a terra; Curvetas sobre as Voltas; e Passagens.

 MANUSCRIPT ON HORSEMANSHIP. 18th Century. Anonimous. Book (manuscript) of the New Method for teaching Horses composed by the Prince William of Newcastle, [1592-1676].

Binding: contemporary full calf [restored with new endpapers and a new label at spine].

Illustrated with 24 figures drawn in the text with equestrian exercises (2 to 4 tracks) of the 'barroque riding school'.

Written in Portuguese language with one caligraphic hand, steady and regular, always using the same ink; folios numbered and colophon (Finis Laus Deo). Ownership at colophon (Manoel Antonio de Figueiredo Sarmento). Last 3 folios are not related to the work (with recipes for cakes, syrups and drinks). The first paragraph tells us the general content of the manuscript, and the second paragraph of the reasons for its production: 'What has been so generally accepted that New Method and Art of Horsemanship, ...the merit of its author [William of Newcastle] that is already so weighted in both Worlds, not in Portugal that begins to learn the same lesson... of this Great Art... [etc.] '. The manuscript contains no indication of the author, although we assume it is was writen in northern Portugal (possibly Vila Real or Braganza) locations of the owner, and where at the same time (1762) Paiva e Pona wrote a book on barroque horsemanship.


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Referência: 1210JC087

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