RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 80220

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



LE PREUX, E.-F. MONUMENT ÉRIGÉ A LISBONNE A LA GLORIE IMMORTELLE DE SA MAJESTÉ DON PEDRO IV ROI DE PORTUGAL, EMPEREUR DU BRÉSIL. [ENCADERNAÇÃO ARTÍSTICA.]

RÉSUMÉ HISTORIQUE DU CONCOURS INTERNATIONAL OUVERT POUR CE MONUMENT, REPRODUCTION DES REMARQUABLES PROJECTS QVI Y FURENT PRÉSENTÉS, ET PORTAIT DE CE SOUVERAIN. D’ après les Documents officiels du Gouvernement Portugais. Texte et dessins par E.-F. LE PREUX Architecte. NOTICE BIOGRAPHIQUE SUR S. M. I. DON PEDRO IV Par le Baron Édouard de SEPTENVILLE. PARIS CHEZ MONROCQ FRERES IMPRIMEURS-ÉDITEURS 1875.

In fólio máximo de 54x37 cm. Com 20 fólios.

Encadernação da época inteira de marroquim vermelho com nervos, ferros a ouro na lombada, pastas e seixas. Com super-libris armoriado com coroa de conde e o monograma de M. L. [Mendes Leal] na pasta anterior. Cortes dourados por folhas.

Exemplar com dedicatória do autor ao ministro plenipotenciário de Portugal em Paris, José da Silva Mendes Leal. Pequeno pico de traça marginal.

Não existe exemplar na BNP.

Obra monumental de tiragem muito reduzida, sobre o concurso público internacional aberto para a construção em Lisboa, do monumento dedicado à memória do rei de Portugal e imperador do Brasil D. Pedro IV. O monumento situa-se na praça com o nome do mesmo rei e que vulgarmente é designada como o Rossio. Os vinte fólios litográficos da obra estão montados em carcelas, são impressos apenas pela frente, enquadrados com motivos arquitetónicos decorativos com simbologia e heráldica nobiliárquica portuguesa e europeia: Apresentam; o frontispício, a dedicatória ao rei de Portugal D. Luis I, o retrato de D. Pedro IV, notícia biográfica de D. Pedro IV, a história do monumento, uma vista da praça do Rossio com o monumento realizado, e quarenta e cinco desenhos de outros projetos preteridos, sendo que se apresentaram a concurso cerca de cem. Existe uma obra oficial em dois volumes sobre o concurso deste monumento, um deles apresenta fotografias originais de todas as maquetes. MENDES LEAL, José da Silva. (Lisboa, 18 de Outubro de 1820 — Sintra, 22 de Agosto de 1886) foi um escritor, jornalista, diplomata e político português. Trabalhou na Biblioteca Nacional de Lisboa, de que foi diretor, dedicou-se ao jornalismo, colaborando na Revista Universal e em O Panorama, entre outras. Foi deputado, par do Reino e ministro de um dos governos de Costa Cabral, tendo terminado a sua carreira como ministro plenipotenciário de Portugal em Madrid e Paris. Foi grão-mestre da Maçonaria. Garraux, 160.


Temáticas

Referência: 1212CS019
Local: M-grande formato-2/3

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters