RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 80343

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



ZURARA. (Gomes Eanes de) CHRONICA DO DESCOBRIMENTO E CONQUISTA DE GUINÉ.

Escrita por mandado de ElRei D. Affonso V, sob a direcção scientifica, e segundo as instrucções do illustre Infante D. Henrique, pelo chronista Gomes Eannes de Azurara; fielmente trasladada do manuscrito original contemporâneo, que se conserva na Biblioteca Real de Pariz, e dada pela primeira vez á luz per diligencia do Visconde da Carreira, Enviado Extraordinario, e Ministro Plenipotenciario de S. Magestade Fidelissima precedida de uma introdução e illustrada com algumas notas, pelo Visconde de Santarem, Socio da Academia real das Sciencias de Lisboa, e de um grande numero d’Academias e Sociedades sabias em Hespanha, França, Italia, Inglaterra, Hollanda, Suecia, e America, etc.; e seguida d’um glossário das palavras e phrases antiquadas e obsoletas. Publicada por J. P. Aillaud. Pariz. MDCCCXLI. [1841].

In Fólio (4º de 29x23 cm) com xxv, 475 pags.

Encadernação artística da época em pele (marroquin verde executado no ano da edição) com finos ferros decorativos na lombada e nas pastas com super-libris (pasta anterior) de “Institution de Fontenay aux Roses. Fondée en 1838 par J. S. Tavares”. Corte dourado por folhas.

Ilustrado com um retrato do Infante D. Henrique colorido manualmente em anterrosto.

Magnifico exemplar oferecido como prémio de final de curso ao aluno Pedro Van Zeller, estudante no colégio português situado nos arredores de Paris, Institution de Fontenay aux Roses.

Apresenta na folha de guarda um ex-libris comemorativo do final do curso, datado de 12 de Agosto de 1841, com a seguinte inscrição: "Distribution Sollennelle des Prix. Prix d" Honneur mérité par Pedro Van Zeller. [ass.] J. S. Tavares.

Este último foi um frade Grilo dos Augustinianos reformados natural de Barcelos (1788), doutorado na Universidade de Coimbra nas cadeiras de Teologia e Filosofia. Com a restauração do governo Constitucional e a extinção das ordens religiosas, exilou-se em França. No colégio que fundou estudaram grandes figuras da nossa cultura, como por exemplo Ernesto do Canto.

Obra magnificamente impressa dentro de quadrilongos decorativos. Exemplar com leve acidulação natural do papel.

Inocêncio III, 148: "Chronica do descobrimento e conquista de Guiné, escripta por mandado d"elrei D. Affonso V, sob a direcção scientifica e segundo as instrucções do illustre infante D. Henrique. - Fielmente trasladada do manuscripto original contemporaneo, que se conserva na Bibliotheca Real de París, e dada pela primeira vez á luz por diligencia do Visconde da Carreira. Precedida de uma introducção, e illustrada com algumas notas pelo Visconde de Santarem, e seguida de um Glossario das palavras e phrases antiquadas e obsoletas (por J. I. Roquete). Paris, na Offic. Typ. de Fain & Thunot 1841. De XXV - 474 pag., com o retrato do infante, e um fac-simile do manuscripto original.

Esta Cronica, que Azurara concluiu no ano de 1453, havia desapparecido de tal sorte que o mesmo Barbosa ignorou a existencia dela. Um manuscripto coetaneo, que por inducções bem cabidas se presume ter sido dado pelo proprio rei D. Affonso V a seu tio, do mesmo nome, rei de Nápoles, pelos anos de 1453 a 1457, foi parar finalmente (não se sabe como, nem quando) à Bibliotheca de Paris, onde pela primeira vez deu dele notícia o sr. Ferdinand Denis. É por este que se fez a referida edição, na verdade magnifica, e da qual se fizeram duas tiragens em papel diverso, sendo uma no formato de folio, e outra no de 8.º gr. Tambem se tiraram alguns ricos [5] exemplares em pergaminho, dos quaes possue um a Bibliotheca Nacional de Lisboa. O retrato do infante D. Henrique, que acompanha esta edição, passa por ser o unico verdadeiro, e contemporaneo d"aquelle celebrado principe.

Quanto ao merecimento de Gomes Eannes como historiador, ainda que elle esteja em grau inferior a Fernão Lopes, não deixou de fazer com seus escritos bom serviço á litteratura pátria. Do seu estilo e ordem, diz Damião de Goes, «que usára de palavras e termos antigos, com razoamentos prolixos e cheios de metaforas ou figuras, que no estilo historico não têm logar». Porém João de Barros mostra-se de opinião contrária, afirmando «que ele bem merecera por sua diligência o nome do officio que teve, e que se alguma coisa há bem escrito das cronicas deste reino, é da sua mão, etc.».

 1st edition of the Chronicon of Azurara, concluded in 1453, and unknown in the 18th century by the bibliographer Barbosa. A manuscript presumed to have been given by King Affonso V to his uncle of the same name, King of Naples, in the years 1453-1457, was finally in the Library of Paris, from where Ferdinand Denis gave the first news The portrait of Prince Henry, which accompanies this edition, is the only true and contemporary of the celebrated prince.

 1er édition in folio. Reliure de l"époque plein veau marroquin dorée.

Cette Chronicon, qui Azurara conclu dans l"année 1453, il y avait disparu de telle manière que le bibliographe Barbosa a ignoré l"existence de celui-ci. Un manuscrit présumé avoir été donné par le Roi Affonso V à son oncle du même nom, Roi de Naples, dans les années 1453-1457, a été finalement arrêter (on ne sais pas comment ni quand) a la Bibliotheque de Paris, où Ferdinand Denis a donné les premier nouvelles. Ont été composé de deux impressions différentes sur papier, étant un format folio, et un à 8.º gr. En outre sur vélin, dont l"un possède la Bibliothèque Nationale de Lisbonne. Le portrait du Prince Henry, qui accompagne cette édition, se trouve être le seul vrai et contemporain du célébré prince.


Temáticas

Referência: 1304JC040

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters