RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 80212

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



MACHADO DA SILVA CASTRO. (Felix) VIDA DE MANVEL MACHADO DE AZEVEDO,

SEÑOR DE LAS Casas de Castro, Vasconcelos, y Barroso, y de los solares dellas, y de las Tierras de Entre Homem, y Cabado, Villa de Amares, Comendador de Sousel, en la Orden de Auis. POR EL MARQUES DE MONTEBELO, Felix Machado de Silva, Castro, y Vasconcelos, Comendador de San Iun de Concieiro, en la Orden de Christo, su bisnieto, y sucessor de su Casa. ESCRIVIASE A DON FRANCISCO Machado de Silva, su hijo, para que la imitasse, como imito, hasta acaber la Filosophia, en edad de catorze años y médio, en la qual fue Dios servido de llevarle para si. OY SE DA A LA ESTAMPA PARA QVE estas dos vidas sirvan de dos espejos a Don Antonio Machado de Silva y Castro, vltimo hermano de seis que tuvo. [Madrid] Impresso com licencia por Pedro Garcia de Paredes, Año de 1660.

In 4º (de 20x15 cm) com [iii], 138, [i] pags.

Encadernação do século xix inteira de pele mosqueada com ferros a ouro na lombada, com falhas nas coifas.

Ilustrado com um frontispício decorativo (com uma gravura aberta por Gregorius Forstman, em Madrid 1660) armoriado com o brasão dos Machados suspenso por querubins.

Exemplar com ex-libris armoriado.

Palau 1957, Tomo X, pag. 89, 177760

Inocêncio 2, 266 e IX, 213: "Felix Machado da Silva Castro e Vasconcellos, Marquez de Montebello em Milão, título que lhe foi dado por Filipe IV de Espanha em 1630; Comendador da Ordem de Cristo, Senhor de varias casas e solares situados na província do Minho entre os rios Homem e Cávado. Foi muito versado na ciência genealógica, e na arte da pintura, que dizem exercera por algum tempo em falta de outros recursos, por lhe terem sido sequestrados em Portugal os seus rendimentos na ocasião da Restauração de 1640. Não constam as datas do seu nascimento e óbito. Vej. a seu respeito o que diz José da Cunha Taborda nas Regras da Arte de Pintura, pag. 198 a 200, artigo extraído na maior parte do torno II da Bibl. de Barbosa. Entre varias obras impressas e manuscritas, que só poderão ver mencionadas na dita Bibl.

82) Vida de Manuel Machado d"Azevedo, señor de las casas de Castro Vasconcelos y Barroso, y de los velares dellas, y de las tierras de entre Homem y Cabado, villa de Armares, Commenaador de Sousel en la Orden de Avis. sem lugar, por Pedro Garcia de Paredes 1660. 4.º de VI 138 pag. com uma estampa, que representa o escudo das armas dos Machados. Descrevo aqui este livro, de que tenho um exemplar, porque não obstante ser escrito em espanhol, é a história de um varão português dada por outro, e contém alguns versos de Machado em língua portuguesa; entre eles uma carta dirigida ao poeta Francisco de Sá de Miranda, seu cunhado, a qual não sei que ande impressa em outra parte. É livro difíicil de achar á venda, e de que só tenho visto tres ou quatro exemplares. Apareceram ultimamente á venda dois exemplares: um no leilão de livros, que o Sr. Camillo Castello-branco fez em Lisboa no mês de Maio de 1869, o qual se disse arrematado por 4:000 réis - e outro já no corrente ano, no Porto, pertencente á livraria de Sousa Guimarães, que foi vendido por 2:000 réis”.

 Binding of the 19th Century full mottled calf gilt at spine, with small damage at the top of spine.

Illustrated with an heraldic frontispiece (engraved by Gregorius Forstman in Madrid in 1660) with the coat of the Machados (Axes) suspended by querubins.

Copy with an heraldic ex-libris. Palau 1957, Volume X, p. 89, 177760

Inocêncio 2, 266 and IX 213 : “Marquez de Montebello in Milan, a title that was given by Philip IV of Spain in 1630, Commander of the Order of Christ, the Lord of several houses and manors situated in the province of Minho between rivers Homen and Cávado. He was well versed in science, genealogy, and the art of painting, which exercised for some time in the absence of other resources, for he was at the time of the Restoration of the Independence, in 1640. Dates of his birth and death are unknown.

Work contains some verses in Portuguese, among them a letter addressed to the poet Francisco de Sá Miranda, his brother-in-law, It is a rare book to find for sale, and I have only seen three or four copies”.


Temáticas

Referência: 1305JC051

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters