RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 80356

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PEREIRA DE CASTRO. (Gabriel) ULYSSÉA OU LISBOA EDIFICADA,

POEMA HEROICO DE GABRIEL PEREIRA DE CASTRO. QUARTA EDIÇAÕ. LISBOA, NA TYPOGRAPHIA ROLLANDIANA. 1827.

In 8º (de 15x18 cm) com [xviii], 413, [vi] pags.

Encadernação artística da época em marroquin verde com finos ferros a ouro na lombada e rolados nas esquadrias das pastas. Corte das folhas dourado e cinzelado.

Inocêncio III, 107: “ Gabriel Pereira de Castro, Cavaleiro da Ordem de Cristo, Doutor em Direito Canónico, e Lente na Universidade de Coimbra, Desembargador da Relação do Porto, e da Casa da Supplicação de Lisboa, Corregedor do crime da Côrte e Casa, Procurador-geral das Ordens Militares, e ultimamente nomeado Chanceller-Mór do Reino, etc. Nasceu em Braga em 1571, e morreu em Lisboa em 1632. Jaz no extinto mosteiro de S. Vicente de Fora.

Ulysséa, ou Lisboa edificada: poema heroico. Lisboa, por Lourenço Craesbeeck 1636. Saíu depois da morte do autor. Consta de dez cantos em oitava rima. O poema é precedido de varias poesias escritas por diversos em honra do autor, e de um Discurso poetico por Manuel de Galhegos, em prosa, mui farto de erudição. Os argumentos em verso postos nos começos dos cantos são de D. Bernarda Ferreira de Lacerda. Na Biblioteca Nacional existe além de um exemplar da primeira edição, o proprio manuscrito autografo, que para ali passou com a Livraria dos Teatinos, tendo pertencido noutro tempo a D. José Barbosa.  O Sr. Conservador Barbosa Marreca possue tambem outro autografo seu proprio, do mesmo poema, cuja conferência com o da Biblioteca seria talvez curiosa, para notar as variantes, que por ventura existirem num e noutro. N'ella se restituiram todos os logares alterados, ficando em tudo conforme a primeira edição. A quarta é tambem de Lisboa, na Typ. Rollandiana, 1827. 8.º O texto do poema é conforme á primeira. Conservou-se o discurso poetico de Manuel de Galhegos, porém supprimiram-se todos os versos em louvor do poeta, que só se encontram nas edições de 1636 e 1745. Traz porém no fim uma ampla tábua das variantes e lugares em que desconcordam a segunda da primeira edição'.


Temáticas

Referência: 1305JC088

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters