RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 80341

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PEREIRA BAIÃO, José. PORTUGAL CUIDADOSO,

E LASTIMADO COM A VIDA, E PERDA DO SENHOR REY DOM SEBASTIAÕ, O DESEJADO DE SAUDOSA MEMORIA. HISTORIA CHRONOLOGICA DE SUAS ACC,OENS, E SUCCESSOS DESTA MONARQUIA em seu tempo, suas jornadas a Africa, batalha, perda, circunstancias, e consequencias notaveis della. DIVIDIDA EM CINCO LIVROS. ESCRITA, E OFFERICIDA AO MUITO ALTO, E MUITO PODEROSO REY D. JOAÕ V. NOSSO SENHOR. PELLO PADRE JOZÈ PEREIRA BAYAÕ, Presbytero do Habito de S. Pedro, natural do Lugar de Gondelim, Termo da Villa de Pena-cova, Bispado de Coimbra. LISBOA OCCIDENTAL, Na Officina de ANTONIO DE SOUSA DA SYLVA. M. DCCC. XXXVII. [1737].

In 4º (de 28x20 cm) com [xxii], 784 pags.

Encadernação da época inteira de pele com nervos e ferros a ouro na lombada.

Exemplar com título de posse coevo na folha de anterrosto “Do Pe. Joze Rodrigues de Mello”, um ex-libris no verso da folha de rosto, e notas coevas manuscritas a lápis na folha de guarda posterior com anotações de partes significativas do texto.

Obra com a folha de rosto impressa a duas cores (preto e vermelho).

Samodães 100 (2385).

Ameal 464 (1749).

Inocêncio V, 97 e XIII, 163: " P. José Pereira Bayão, Presbítero secular, natural de Gondolim, termo de Vila cova, no bispado de Coimbra. - Nasceu a 23 de Março de 1690, e m. em Lisboa a 8 de Maio de 1743. - Barbosa na Bibl. tece pomposos e hiperbólicos elogios ao seu saber, dizendo «que era tão profundamente instruído na história Portuguesa, que referia todos os sucessos de que ela se compõe sem abrir livro, podendo restitui-la de memoria, se se perdesse, distinguindo com judiciosa critica o falso do verdadeiro, o certo do duvidoso, etc. etc.» E não menos «que fôra ornado de suma modéstia, incorrupto procedimento e solida piedade.» Tudo assim será: mas parece que há nos escritos que nos deixou provas mais que suficientes para julgarmos que a sua consciência literária não era das mais apertadas, ou por outra, que não escrupulizava em sacrificar a verdade aos interesses, quando podia tirar daí algum partido. 4553) (C) Portugal cuidadoso e lastimado com a vida e perda do senhor D. Sebastião. Historia chronologica de suas accões, e successos d"esta monarchia em seu tempo, etc. Lisboa, por Antonio de Sousa da Silva 1737. fol. de XXVI 784 pag. (V. sobre o mesmo assumpto Diogo Barbosa Machado, Fr. Bernardo da Cruz, Fr. Manuel dos Sanctos etc.) Este livro tem tido sempre bom preço no mercado, e ouvi que em tempo antigo chegaram a vender se exemplares até 3:200 réis. Os últimos de que hei notícia, o foram por vários preços entre 1:600 e 2:400 réis. O Portugal cuidadoso (nº. 4553) foi arrematado no leilão Gubian por 2$350 réis, no de Figueiredo e Sousa Guimarães, por 3$000 réis, no de Stuart, por 5$000 réis, e no de Inocêncio por 1$100 réis".


Temáticas

Referência: 1312JC017

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters