RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

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FREIRE. (Francisco José.) MEMORIAS DAS PRINCIPAES PROVIDENCIAS QUE SE DERAÕ NO TERRAMOTO,

que padeceo a Corte de Lisboa no anno de 1755, ORDENADAS, E OFFERECIDAS A’ MAGESTADE FIDELÍSSIMA DE ELREY D. JOSEPH I. NOSSO SENHOR. POR AMADOR PATRÍCIO DE LISBOA. M. DCC. LVIII. [1758].

In fólio de 33x23 cm. Com [xxx], 355 pags.

Encadernação da época inteira de pele com nervos, rótulo negro e ferros a ouro na lombada, tendo nas pastas com uma cercadura a ouro. As guardas são em papel decorativo colorido.

Exemplar com ex-libris da 'Livraria do Dezembargador António da Silva Lopes Rocha' [1784-1842].

Obra impressa sobre magnifico papel de linho em que se utilizaram belos caracteres redondos, vinhetas, e florões decorativos. A proximidade da data do terramoto, o facto de não apresentar local de edição nem impressão e ainda o grande tamanho do prelo utilizado levam-nos a pensar que terá sido impresso em França, tendo-se utilizado caracteres da Academia Real da Historia.

Este conjunto de documentos e de leis circularam inicialmente de forma manuscrita devido à ausência de prelos para impressão de: Avisos, Cartas, Cartas Circulares, Respostas, Portarias, Decretos, Editais, Ordens militares, Petições, Alvarás, Prestações de Contas, Assentos, Instrucções, etc. O primeiro documento está datado do dia do Terramoto de 1 de Novembro de 1755 e último de 16 de Junho de 1758.

Este conjunto de documentos encontra-se organizado com 2 índices. Um índice cronológico desde o aviso que ordena fazer tirar das ruinas o corpo do Embaixador de Espanha até à Carta ao Duque Regedor remetendo-lhe o Decreto e o Plano para a reconstrução de Lisboa. Outro índice que antecede a obra organiza todos os documentos pelas 14 Providências que se tomaram sendo as mesmas ordenadas pelo grau de urgência, logo coincidindo apenas lato senso com os documentos emanados, pelo que podemos observar a planificação da reconstrução de Lisboa que, sendo a última das prioridades, começa a ser tomada 28 dias após o Terramoto. As 14 Providencias são prioritariamente: Evitar o receio da peste; Evitar a fome; Curar os feridos; Reconduzirem-se os moradores; Evitar os roubos; Evitar que pelo mar se desse saída aos roubos; Remediar as necessidades do Algarve, de Setúbal, e dos portos da América e Índia; Mandar vir tropas para reconstruir a cidade; Alojar interinamente o povo; Restabelecer os Ofícios Divinos; Recolher as Religiosas que vagavam dispersas; Ocorrer às necessidades em que estava o povo e que se reduzem a uma classe separada; Actos do Rei para aplacar a ira divina; Darem-se os meios mais conducentes para a reedificação da cidade.

 Binding: contemporary full calf. Superb work printed on linen paper and using beautiful round characters, vignettes and decorative capital letters. The proximity of the date of the earthquake, the failure to provide place of publication or printing, and even the large size of the press used on it, lead us to think that it has been printed in France, having been used the types from the Press of the Royal Academy of History. This set of documents and laws initially circulating in manuscript form due to lack of printing presses, contains: Notices, Letters, Answers, Ordinances, Decrees, Edicts, Military Orders, Petitions, Permits, Benefits of Auditors, Instructions, etc. The first document is dated the day of the earthquake of November 1, 1755 and last document of June 16, 1758. This set of documents is organized in two levels. A chronological index and another index that precedes the work and organizes all documents by 14 Measures and Policies, which were, in order to the priorities: Avoid the fear of the plague; Avoid hunger; Heal the wounded; Rehousing to residents; Avoiding thefts; Prevent the robberies; Help to Algarve, Setubal, and ports of America and India; Send troops to rebuild the city; Temporary campus to the people; Resuming the Divine Offices; Collecting the nuns who wandered dispersed; Help people in separate class& Acts of the King to appease God"s wrath; Rebuilding the city of Lisbon.

Inocêncio I, 53. “AMADOR PATRICIO DE LISBOA. Sob este pseudonymo se publicou: Memorias das principaes providencias que se deram no terremoto que padeceu a Corte de Lisboa no anno de 1755. Ordenadas e offerecidas á Magestade Fidelissima d’Elrei D. Joseph I. Sem logar, nem nome do impressor 1758. fol. de XXX-355 pag. - A similhança dos typos e vinhetas d’este livro com os da Vida do Infante D. Henrique que no mesmo anno se imprimiu em Lisboa na Off. de Francisco Luiz Ameno, me levam a crer que d’esta Officina sahiram tambem as Memorias. Não faltou quem em tempo attribuisse ao primeiro Marquez de Pombal a composição e coordenação d’esta obra mas tem prevalecido, e com melhor fundamento, a opinião que a atribue ao P. Francisco José Freire (Candido Lusitano.) V. a Bibl. Hist. de Portugal e seus Dominios, pag. 326 da segunda edição. É estimado este livro, e de valor historico pelas muitas particularidades que encerra, sendo o que de mais amplo se publicou relativo áquelle infausto e lamentavel acontecimento e ás suas consequencias: a parte narrativa é feita em phrase limpa e estylo corrente, e os numerosos documentos que a acompanham e lhe servem de confirmação realçam o merito da obra, dando-lhe um caracter authentico e official. Seu preço no mercado regula de 600 a 960 réis, e ás vezes 1:200. (V. Francisco José Freire.) P. FRANCISCO JOSÉ FREIRE, mais conhecido pelo nome poetico de Candido Lusitano, que adoptou na Arcadia, da qual foi um dos primeiros e mais conspicuos membros. Foi natural de Lisboa, e n. a 3 de Janeiro (outros dizem de Septembro) de 1719, sendo filho de Joaquim Freire Bellas e de Joanna Maria Joaquina Corsini. Depois de concluir os estudos de humanidades, que cursou parte nas aulas do collegio de Sancto Antão, da Companhia de Jesus, e parte na casa de S. Caetano, dos clerigos Theatinos, esteve durante alguns annos como familiar, ou gentil-homem em casa do cardeal patriarcha de Lisboa, D. Thomás dAlmeida. Movido de superior impulso, ou por ventura de algumas causas hoje ignoradas, resolveu-se a deixar o serviço daquelle prelado, e foi vestir a roupeta dos Congregados de S. Filippe Nery na casa do Espirito Sancto de Lisboa. Elle mesmo diz em uma sua obra inedita, que entrára na Congregação em 1751, o que accusa inexactidão da parte de Barbosa, e de outros que têem indicado o anno de 1752 como o da entrada. Achando-se na villa de Mafra foi atacado de paralysia, molestia de que faleceu a 5 de Julho de 1773, sendo enterrado no claustro do convento da mesma villa, a esse tempo occupado pelos conegos regentes de Sancto Agostinho. Muito devem, no meu entender, as letras portuguezas a este laborioso e erudito escriptor, que no seu tempo prestou valiosissimos serviços, trabalhando fervorosa e incansavelmente para reformar o estylo vicioso, e o mau gosto, que dominavam até então, e de que elle proprio se não mostrára exemplo, nos escriptos que primeiro publicou. A sua conversão litteraria foi devida ao Verdadeiro Methodo de Verney, cuja leitura lhe fez conhecer o quanto andava arredado do bom caminho. «É verdade (diz um critico respeitavel) que elle, com outros mestres do seu tempo, estava com toda a sinceridade do seu coração convencido de que a escrupulosa observancia das regras classicas, que então se tractava de resuscitar, era por si só bastante para formar poetas, oradores, e escriptores de consumma do gosto em todos os ramos das bellas lettras, e que nas regras havia um condão capaz de supprir o proprio ingenho. Hoje para qualquer principiante é doutrina corrente, que as regras não criam o genio mas ao mesmo tempo bom é não esquecer, que com ellas se lhe pódem corrigir os erros, e embargar o passo a seus extravios.» Respeitemos pois agradecidos a memoria do illustre philologo, que tantas e tão diversas composições nos deixou, todas dictadas pelo nobre pensamento de ser util á sua patria, promovendo nella os bons estudos, e a educação litteraria da mocidade.”


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Referência: 0903LM025

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