RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 79727

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



FONSECA HENRIQUES, Francisco da. ANCORA MEDICINAL

PARA CONSERVAR a vida com saude, ESCRITA PELO DOUTOR FRANCISCO DA FONSECA HENRIQUES, Natural de Mirandella; Medico do Serenissimo REY de Portugal D. JOÃO V. IMPRESSA POR ORDEM, &despeza do Excellentissimo Senhor Marquez de Cascaes, Conde de Monsanto; &c. LISBOA OCCIDENTAL na Officina da Musica. An. de M.DCC.XXI [1721].

De 15x10 cm. Com [xxxii], 537, [i] pags.

Encadernação recente inteira de pele ao gosto da época com nervos e ferros a ouro na lombada.

Folha de rosto impressa a duas cores.

Exemplar com vestígios de oxidação natural do papel; títulos de posse coevos rasurados (na época) sobre a folha de rosto.

Obra médica muito famosa na sua época, organizada em função dos alimentos de dieta comum, na qual o autor descreve as características dos mesmos, as suas propriedades nutritivas, higiénicas e medicinais. Declarando o autor que o vinho tinto é o leite dos velhos.

Inocêncio II, 377 e IX, 292: "Francisco da Fonseca Henriques, mais conhecido pelo apelido de Mirandela, Doutor em Medicina pela Universidade de Coimbra, e Medico d"elrei D. João V, etc. Nasceu em Mirandela, na provincia de Traz os Montes, em 1665, e morreu em Lisboa, em 1731. Anchora medicinal para conservar a vida com saude etc. Lisboa, na Offic. da Musica 1721. 8.º Ibi, na Offic. Augustiniana 1731. 4.º e ibi, na Offic. de Miguel Rodrigues, e á sua custa, 1731. 8.º de XVI 536 pag., edição de que tenho um exemplar, e que foi omitida na Bibl. Lus. e no pseudo Catalogo da Academia. Esta obra tem hoje muito pouco valor. Quanto á Anchora medicinal cumpre observar, que em poder do Sr. Dr. Rodrigues de Gusmão existe um exemplar de edição que se diz segunda correcta e augmentada por seu auctor, e feita em Lisboa, por Domingos Gonçalves 1749. Outro meu amigo o Sr. J. da C. Cascaes, possue um exemplar de edição diversa, que também se diz segunda. Lisboa por Bernardo Antonio de Oliveira 1754. 4.º - Como conciliar tudo isto com a reimpressão que eu possuo, feita em 1731, e sendo aliás a primeira edição de 1721? Declaro ingenuamente que não vejo meio de aclarar o enigma. Também pouco se perde, porque a obra está hoje de todo esquecida".


Temáticas

Referência: 1404JC069

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters