RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 80361

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PINHO LEAL. (Augusto) PORTUGAL ANTIGO E MODERNO.

Diccionario Geographico, Estatistico Chorographico, Heraldico, Archeologico, Historico Biografico e Ettymologico de todas as cidades villas e freguezias de Portugal e de grande numero de aldeias. Se estas são notáveis, por serem pátria d’homens celebres, por batalhas ou outros factos importantes que n’ellas tiverem logar, por serem solares de famílias nobres, ou por monumentos de qualquer natureza alli existentes. Noticia de muitas cidades e outras povoações da Lusitania de que apenas restam vestígios ou sómente a tradição. Por Augusto Soares d’Azevedo Barbosa de Pinho Leal. Livraria Editora de Mattos Moreira & Companhia. Lisboa. 1873-1890.

Obra em 12 volumes.

De 22x15 cm Com 512, 494, 431, 507, 596, 702, 716, 633, 764, e 2302-(iii) [tomos 10, 11 e 12].

Encadernações da época, modestas, com lombadas em percalina.

Exemplar com títulos de posse na primeira folha de texto de cada volume; e título de posse sobre a folha de rosto do 10º volume.

Inocêncio XVI, 187 e 188: “Portugal antigo e moderno, diccionario geographico, estatistico, chorographico, heraldico, archeologico, historico, etc. Por Augusto Soares de Azevedo Barbosa de Pinho Leal. Lisboa, 1873-1890. 4.o, 12 tomos. Pinho Leal, benemérito autor deste importante dicionário, faleceu em 1884, quando a obra ia aproximadamente em meio do tomo X e do artigo Vianna do Castello. Ficando interrompida a publicação, os editores convidaram o Rev. Abade de Miragaia para a continuar e concluir, por haver sido o «primeiro cyrenéo» do autor, como este o citou repetidas vezes no texto da obra. Aceitou o reverendo abade o convite e cumpriu.

Escreveu, pois, a continuação e conclusão do tomo X e os tomos XI e XII até final, lastimando que os editores desistissem do prometido e tão preciso «Supplemento», e que nem dessem mais um tomo com o Índice geral da obra, indispensável, porque no Portugal antigo e moderno existe grande repositório de notícias, muitas das quais estão deslocadas e dispersas por diferentes artigos e tomos, sendo ás vezes difícil encontrá-las. O índice geral era muito preciso, bom como o «Supplemento», onde era fácil ampliar uns artigos, introduzir novos, e corrigir outros.

A publicação durára dezessete anos e os editores estavam ansiosos por que terminasse. A tiragem do Portugal antigo e moderno fôra de 5:000 exemplares. A impressão foi feita com sacrifício pelos editores, porque representou importante empate de capital, sem nenhum auxílio ou subsídio oficial. A empresa editora sofreu, durante a impressão do dicionário modificações. Principiou com os Srs. Mattos Moreira & Cª que levaram a publicação até o tomo IX; passou depois para os Srs. Mattos Moreira & Cardosos, que mandaram imprimir o tomo X; e por último para os Srs. Tavares Cardoso & Irmão, que tomaram a si o encargo da empresa e mandaram imprimir os tomos XI e XII. Estes últimos, como se sabe, livreiros e editores em Lisboa e no Brasil (Estado do Pará), e por isso destinaram a primeira edição para o Brasil, e assim que a concluíram mandaram a maior parte para lá, deixando poucos para Lisboa, porque o mercado aqui é insignificante e não dá margem para um editor pensar sequer em razoável remuneração do seu capital.

Com respeito aos editores e autores do Portugal antigo e moderno, veja se o que o Ver. Abade de Miragaia disse na conclusão do artigo Vianna do Castello, tomo X, de pag. 461 a 464; e no artigo Vimieiro, tomo XII, de pag. 1457 a 1464. Como já descrevi, o Rev. Abade de Miragaia fôra dos primeiros colaboradores desse dicionário e dos mais estimados e eruditos, merecendo a Pinho Leal as mais honrosas referencias. As relações de ambos eram antigas e constantes”.


Temáticas

Referência: 1404JC101
Local: 1-A2-E-26

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters