RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 80291

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



PINTO. (Frei Heitor) F. HECTORIS PINTO LVSITANI ORDInis D. Hieronymi in Esaiam Prophetam Commentaria.

Omnia iudicio & correctioni sancta Romana & vniuersalis Ecclesia subiecta sunto. ANTVERPIAE, In adibus Vidua & Haeredum Ioan. Stelsij. M. D. LXXII. (1572)

In 8.º de 16x10 cm. Com (xiv)-419-(i) folios. Encadernação do século xviii inteira de pele com ferros a ouro na lombada e rotulo vermelho. Marca do impressor na folha de rosto. Impressão cuidada e adornada de capitulares xilogravadas.

Inocêncio III, 175. “FR. HEITOR PINTO, natural da villa da Covilhã (outros dizem que da de Mello, qualquer d'ellas na provincia da Beira), professou o instituto de S. Jeronymo no mosteiro de Belem a 8 de Abril de 1543. Foi doutor em Theologia pela Universidade de Siguença, e Lente da cadeira d'Escriptura na de Coimbra, Reitor no collegio da mesma cidade, e Provincial da Ordem em Portugal, eleito em 1571. A opinião vulgar o dá falecido em Castella no anno de 1584 com suspeitas de veneno, mandado propinar por Filippe II; e o auctor do Anno Historico chega até a assignar-lhe positivamente o dia do obito em 19 d'Agosto do dito anno. porém o conego Villela, nas Observações criticas a Balbi, pag. 29, affirma que elle fôra, com outros religiosos que tambem nomêa, preso na vespera de natal do anno de 1587 por ordem do Governo castelhano. Se não ha aqui erro typographico, de certo aquelle conego teve fundamento positivo, posto que de mim ignorado, que o levou a apartar-se da geral opinião quanto á referida data. Ácerca de Fr. Heitor Pinto podem consultar-se, além da Bibl. de Barbosa, o Catalogo dos Auctores que antecede o Diccionario da Lingua Portugueza da Acad. a pag. CXXXIII, e os Estudos biographicos de Canaes pag. 199. Na Bibl. Nacional existe um seu retrato de corpo inteiro. Falando do merecimento de Fr. Heitor Pinto, diz o nosso grande philologo Francisco Dias Gomes (Obras Poeticas pag. 29): «Quem quer vêr uma verdadeira imagem da eloquencia do divino Platão, e do eloquentissimo Cicero, lêa os Dialogos d'este auctor. Além da mais pura e sancta moral christã, que constitue o fundo especial dos ditos dialogos, n'elles admirará quem os lêr em grau superior todas as graças do estylo, o mais puro e correcto. » Não são menores os louvores que lhe dá o outro benemerito philologo Agostinho de Mendonça Falcão: «A suavidade (diz elle) e amenidade de sua linguagem enleva a alma, e faz que se lhe affeiçoe o leitor d'ella maravilhado, que sempre descobre novos primores em sua leitura, e ninguem ha a quem não maravilhem suas comparações saborosas, e espante a superabundante copia de erudição sagrada e profana. » O P. Antonio Pereira de Figueiredo, com quanto o colloque no logar decimo-outavo da serie por elle formada dos classicos portuguezes, ainda assim o antepõe a Fr. Luis de Sousa, Lucena, Freire d'Andrade, Vieira e Bernardes. Omitto aqui, pela causa sobredita, a enumeração das obras theologicas de Fr. Heitor Pinto, escriptas na lingua latina, as quaes gosavam, e gosam ainda de muita estimação no seu genero, até entre os estrangeiros.”


Temáticas

Referência: 1010CS021

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters