RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 80341

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CORDEIRO. (Padre António) HISTORIA INSULANA DAS ILHAS A PORTUGAL

sugeitas no oceano occidental composta pelo padre António Cordeiro da Companhia de Jesus insulano também da Ilha Terceira, e em idade de 76 annos. Para confirmação dos bons costumes, assim moraes, como sobrenaturaes, dos nobres antepassados insulanos, nos presentes e futuros descendentes seus, e só para a salvação de suas almas, e maior gloria de Deos. Lisboa. Typ. do Panorama. M DCCC LXVI. [1866].

Obra em 2 volumes encadernados em 1.

De 22x16 cm. Com xiii-316 e 407 pags.

Encadernações da época com lombadas e cantos em pele.

Obra que contém, no capitulo I do seu livro III, a descoberta e povoamento das ilhas de Porto Santo e Madeira; do sitio qualidades e povoações de Porto Santo; dos capitães donatários de Porto Santo; do parcial e do total descobrimento da Madeira; do terceiro descobrimento da Madeira e do seu interior; da primeira divisão das capitanias; a capitania da cidade do Funchal; a capitania de Machico e do interior; os capitães donatários do Machico; a história de cada um dos capitães donatários do Funchal; o principio e aumento do estado eclesiástico na Madeira; e conclui-se com a referência às Desertas e a outras ilhas.

Inocêncio I, 114: “Jesuita, natural da cidade de Angra, capital da ilha Terceira, onde nasceu em 1641. Depois de cursar na Univ. de Coimbra a Faculdade de Canones, em que todavia não consta se formasse, leu por alguns annos theologia escolastica e moral, e bem assim philosophia, rhetorica etc., escrevendo em latim alguns tractados d’estas disciplinas, cujos titulos podem ver-se na Bibl. Lusit. - m. no collegio de Sancto Antão de Lisboa a 2 de Fevereiro de 1722 com 82 annos. Historia insulana das ilhas a Portugal sujeitas no Oceano Occidental. Lisboa, por Antonio Pedroso Galrão 1717. Esta obra é pouco vulgar. Nas ilhas dos Açores fez-se d’ella grande caso, em razão de tractar amplamente das genealogias das principaes familias d’aquelle archipelago, ainda que n’esta parte não deva merecer muito credito, segundo a opinião dos mais competentes: notando-se no auctor alguma parcialidade, e ter por vezes descuidadamente ou de proposito adulterado o que achara escripto nas saudades da terra, livro inedito do doutor Gaspar Fructuoso, do qual extrahiu boa parte das noticias com que compoz a sua historia.” Azevedo e Samodães, 889: “Obra escrita bom e clássico portuguez, da máxima importância para a historia eclesiástica e civil e descobrimento, conquista e povoação primitiva das nossas perolas do Atlântico, dos usus e costumes de seus habitantes, suas industrias, agricultura e commercio, etc”.


Temáticas

Referência: 1006JC387
Local: 8-9-G-51

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters