RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 80343

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



ANDRADE DE FIGUEIREDO. (Manuel) NOVA ESCOLA PARA APENDER A ler, escrever, e contar.

OFFERECIDA A’ AUGUSTA MAGESTADE DO SENHOR DOM JOAÕ V. REI DE PORTUGAL PRIMEIRA PARTE. POR MANOEL DE ANDRADE DE FIGUEIREDO, Mestre desta Arte nas Cidades de Lisboa. Occidental, e Oriental. LISBOA OCCIDENTAL, Na Officina de BERNARDO DA COSTA DE CARVALHO, Impressor do Serenissimo Senhor Infante. S./d. [1722]

In fólio de [xvi], 156 pags.

Encadernação da época inteira de pele com rótulo vermelho na lombada.

Ilustrado com 2 gravuras de B. Picart, a primeira é o anterrosto, uma das mais importantes gravuras de Lisboa, antes do terramoto de 1755, representando o escudo real de D. João V, tendo em fundo o rio Tejo, o Palácio Real, o Terreiro do Paço, a Baixa Joanina e o Castelo de S. Jorge. A segunda é o retrato do autor aos 48 anos datado de 1721. Seguem-se 45 estampas decorativas com alfabetos, penas e desenhos caligráficos da autoria de Andrade datadas de 1718.

Obra máxima e monumental da caligrafia portuguesa moderna, com a qual Andrade (1673-1735) criou um tipo de letra a que chamaram português. A sua publicação reformou uma arte que não tinha evoluído desde que saio a luz a obra Exemplares de Diversas Sortes de Letras de Manuel Barata, ainda no início do período filipino. Manteve-se actual até ao início do reinado de D. José. Nessa época introduziu-se em Portugal a letra inglesa e francesa. Já no século XIX, Ventura da Silva publica a obra Regras Metódicas e regulariza a letra portuguesa seguindo o método de Andrade.

Inocêncio V, 354. “Famoso professor de calligraphia em Lisboa, e natural da capitania do Espírito-santo no estado, hoje império, do Brasil. – Posto que no frontispício se diga ser Primeira parte, a obra está completa, e comprehende em si todas as espécies enunciadas. Tenho visto duas edições diversas, ambas sem declaração do anno, feitas pelo mesmo impressor, com egual numero de paginas, etc e differindo apenas entre si nos characteres typograficos, e no papel, que em uma d’ellas é de maior formato, e mais incorpado que o da outra. É obra digna d’estima. Diz Ventura da Silva «deu á Luz Andrade a sua Arte de Escripta, que enriqueseu d’elegantes abecedários, ornados de engraçadas laçarias.» Antonio Jacinto Araujo, dizendo a respeito deAndrade: «Tirou de Morante algumas idéas engraçadas, as quaes todavia aperfeiçoou. Os seus abecedarios são ornados de elegantes labyrintos, e o bastardo e cursivo é maravilhoso».”

 A state-of-the-art treatise on Portuguese 18th century caligraphics and handwriting. Andrade (1673-1735) created a font called «Portuguese». Its publication reformed this art still unchangead since Portuguese Filipino period (1580-1640). Work containing 45 alphabets with decorative letterings, drawings authored by Andrade, dated 1718. Monumental masterpiece.

Later, in the 19th Century, Ventura da Silva will publish a new calligrafic work following this method. Andrade´s letterings are decorated with elegant labyrintos, and wonderful cursive.

Binding: contemporary full calf gilt at spine and label. Illustrated with 2 engravings by B. Picart: the frontispiece with one of the most important images of Lisbon before the 1755 earthquake. The second is a portrait of the author at age of 48 dated 1721.


Temáticas

Referência: 0911LM243
Local: raros

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters