RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 80343

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



ANDRADE. (Manuel Carlos de) LUZ DA LIBERAL, E NOBRE ARTE DA CAVALLARIA,

OFFERECIDA AO SENHOR D. JOÃO PRINCIPE DO BRAZIL, POR CARLOS MANUEL DE ANDRADE, Picador da Picaria Real de Sua Magestade Fidelíssima. LISBOA, NA REGIA OFFICINA TYPOGRAFICA. ANNO M. DCC. XC. (1790)

In fólio de 34x23 cm. Com xxvi, 454, [i] de erratas.

Encadernação da época inteira de pele com rótulo vermelho e ferros a ouro na lombada.

Ilustrado com o retrato de D. João VI em anterrosto, 2 vinhetas e 93 gravuras, algumas desdobráveis, tudo magnificamente desenhado por Carneiro da Silva e gravado por Frois.

Exemplar com ex-libris dos marqueses do Lavradio Condes de Avintes, apresentando-se em bom estado de conservação apenas com leves picos ocasionais de oxidação própria do papel. A encadernação foi habilmente restaurada.

Obra máxima da tipografia portuguesa do século dezoito, famosa e valiosa internacionalmente, praticamente única no seu género entre nós e possivelmente o melhor tratado equestre da sua época a nível mundial.

Na impressão desta obra muito nítida foi utilizado papel de grande qualidade. Tiram-se 1000 exemplares, mas infelizmente muitos foram desfeitos para se emoldurarem as gravuras que são de rara beleza.

Inocêncio V, 386. “MANUEL CARLOS DE ANDRADE, Picador da Picaria Real de Sua Magestade Fidelissima. Da sua naturalidade, nascimento, obito e mais circumstancias não me foi até agora possivel colher alguma noticia, posto que empregasse a esse intento as diligencias que estavam ao meu alcance. Luz da liberal e nobre arte da cavallaria offerecida ao sr. D. João principe do Brasil. Parte primeira. Lisboa, na Reg. Offic. Typ. 1790. Fol. maior, de XXVI 454 pag., e mais uma no fim, contendo a errata: illustrada com 93 estampas, e um retrato do principe, delineados pelo habil artista portuguez Joaquim Carneiro da Silva, de quem já fiz menção no Diccionario em logar competente. Posto que no frontispicio se lêa a designação de Parte 1.ª, nem por isso a obra deixa de achar se completa, comprehendendo este volume tambem a Parte 2.ª Esta edicão, que póde equiparar se em nitidez e perfeição typographica ás producções do celebre Ibarra, foi mandada executar por ordem da rainha a senhora D. Maria I sendo a tiragem de mil exemplares, dos quaes se entregaram oitocentos ao auctor, ficando duzentos para serem na officina expostos á venda: e ainda na Imprensa Nacional existe ao presente o resto d"esses exemplares, cujo preço antigo que era de 9:600 réis, foi ha poucos annos reduzido a 7:200 réis. Custou a gravura das chapas, vinhetas e letras iniciaes 4:200$000 réis, e a despeza total da impressão foi de 6:588$000 réis. Alguns pretenderam, não sei se com legitimo fundamento, que o verdadeiro auctor d"esta Arte da Cavallaria fôra o marquez de Marialva D. Pedro de Alcantara de Menezes Coutinho, estribeiro mór da Casa Real e que Manuel Carlos de Andrade não tivera n"ella mais parte que a de collocar o seu nome no frontispicio, porque assim fôra a vontade do marquez. Um dos que ainda ha pouco inculcou esta opinião por verdadeira foi o sr. João Carlos Feo, em uma carta, ou artigo que sahiu inserto no Jornal do Commercio de 28 de Septembro de 1859.”

 Engraved with portrait of King D. João VI of Portugal, 2 typographical vignetes, and 93 hors-texte plates (21 double page). Folio.

Binding: contemporary full calf gilt at spine and label with rolled tools. The binding has been skillfuly restored and the copy is in overall good condition except for a very slight and sprayed foxing due to natural of oxidation.

Copy with one ex-libris of the Marquis of Lavradio and Earl of Avintes (Head officer of the Royal Household); and an engraved plate (standing as a simbolic ex-libris showing the a wounded shield of the House os Orleans by a Masonic power, as depicting the fate of the Portuguese Royal family and the Queen dowager Amélia of Orleans).

Original edition limited to 1000 copies. Engraved plates (chiefly full or double-page) by Gaspar Fróis Machado, Manuel Alegre and others, after Joaquim Carneiro da Silva; many are equestrian portraits of courtiers. Andrade’s treatise on ‘The Noble Art of Riding,’ is the most beautiful illustrated book published in Portugal in the 18th Century. It is regarded as the most important, complete and detailed, as well as the quintessential description of the practice of horsemanship of its time, and one of the most important sources for the study of classical European manège riding and the origins of modern dressage. It is also the first work in equestrian literature to attempt a fully interdisciplinary scientific approach to training and riding, based on contemporary knowledge of anatomy, behavioral psychology and other fields. An extremely fine, fresh, bright copy, uncut.


Temáticas

Referência: 1106CS002

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters