RUGENDAS. (Johann Moritz) HABITANTE DE GOYAS, QUADRO A ÓLEO PINTADO SOBRE MADEIRA.

     
 
 

Recuperar password

Livros disponiveis: 106090

English   
 
   

Clique nas imagens para aumentar.



MATTOS. (Alfredo Filippe) O PASSADO, O PRESENTE E O FUTURO DA ESCOLA PRIMARIA PORTUGUEZA.

Por … Professor official. «Instruir para libertar» Editor e proprietário Alfredo Filippe de Mattos. Freixo - (Louzã). Typ. De Julio Ribeiro dos Santos. Louzã. 1907.

De 22,5x16,5 cm. com xvi, 348 págs. Brochado.

Exemplar com dedicatória ao Dr. António José de Almeida, Ministro do Interior. A dedicatória não está datada mas será de 1910, pois Almeida, futuro Presidente da Republica, tinha sido nomeado para as referidas funções ministeriais no governo provisório, que tomou posse logo depois da revolução do 5 de Outubro.

Obra com dedicatória impressa ao Padre António Homem de Carvalho, que foi professor de Matos.

O autor amigo de Bernardino Machado define-se como: «um ambicioso de instrucção, crente fervoroso de que, instruído e educado convenientemente, qualquer meio de vida nos seria fácil.». Era um exaltado republicano como o declara expressamente e dirige violentos ataques a João Franco que governava na altura da publicação do livro.

Fonte muito importante para o estudo das ideias sobre educação em Portugal.

Obra dividida em 3 partes. Na primeira é estudada em pormenor toda a legislação sobre ensino primário desde o Marquês de Pombal até ao conjunto de legislação de João Franco de 1894.

Na segunda parte é abordada a educação no presente. Dois capítulos são dedicados à exposição e análise da legislação de Hintze Ribeiro de 1901 e à descrição do funcionamento das escolas na vigência dessa legislação.

A terceira parte contém um projecto de lei para a reforma do ensino primário, redigido pelo autor, com 68 artigos, com o qual pensava conseguir oferecer ensino absolutamente gratuito e com numerosos apoios sociais para crianças pobres incluindo livros gratuitos, para todos os 4.261.336 analfabetos existentes segundo o censo de 1900, (78% da população) criando 4000 escolas com 32.000 professores.


Temáticas

Referência: 1702PG059
Local: 9-15-C-35

Indisponível





Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
Multibanco PayPal MasterCard Visa American Express

Serviços

AVALIAÇÕES E COMPRA

ORGANIZAÇÃO DE ARQUIVOS

PESQUISA BIBLIOGRÁFICA

free counters