RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



ANDRADE DE FIGUEIREDO. (Manuel) NOVA ESCOLA PARA APRENDER A ler, escrever, e contar. [FAC-SIMILE].

OFFERECIDA A’ AUGUSTA MAGESTADE DO SENHOR DOM JOAÕ V. REI DE PORTUGAL PRIMEIRA PARTE. POR MANOEL DE ANDRADE DE FIGUEIREDO, Mestre desta Arte nas Cidades de Lisboa. Occidental, e Oriental. LISBOA OCCIDENTAL, Na Officina de BERNARDO DA COSTA DE CARVALHO, Impressor do Serenissimo Senhor Infante. S/d. (1722).

Livraria Sam Carlos. Lisboa. 1973.

De 31,5x23,5 cm. com xvi, 156 págs.

Encadernação editorial, com ferros a ouro na lombada, acondicionada dentro de estojo cartonado, ligeiramente cansado.

Ilustrado com duas gravuras de B. Picart: a famosa gravura de Lisboa antes do terramoto de 1755 encimada pelo brasão real, e a segunda com o retrato do autor aos 48 anos datado de 1721. Seguem-se 45 estampas decorativas com alfabetos, penas e desenhos caligráficos da autoria de Andrade datadas de 1718.

Obra máxima e monumental da caligrafia portuguesa moderna com a qual Andrade (1673-1735) criou um tipo de letra a que chamaram português. A sua publicação reformou uma arte que não tinha evoluído desde que saiu à luz a obra "Exemplares de Diversas Sortes de Letras" de Manuel Barata, ainda no início do período filipino. Manteve-se actual até ao início do reinado de D. José. Nessa época introduziu-se em Portugal a letra inglesa e francesa. Já no século XIX, Ventura da Silva publica a obra Regras Metódicas e regulariza a letra portuguesa seguindo o método de Andrade.

Segundo Inocêncio (V, 354): “Famoso professor de calligraphia em Lisboa, e natural da capitania do Espírito-Santo no estado, hoje império, do Brasil. Diz Ventura da Silva «deu á Luz Andrade a sua Arte de Escripta, que enriqueseu d’elegantes abecedários, ornados de engraçadas laçarias.» Antonio Jacinto Araujo, dizendo a respeito de Andrade: «Tirou de Morante algumas idéas engraçadas, as quaes todavia aperfeiçoou. Os seus abecedarios são ornados de elegantes labyrintos, e o bastardo e cursivo é maravilhoso».”

Referência: 1110JC008
Local: I-23-C-15


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters