RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



AHLERS, Francisco Henrique. CHRONOLOGIA DOS COMETAS,

QUE APPARECERAM DESDE O AN. 480 ANTES DO NASCIMENTO DE N. S. J. CHRISTO ATÉ AO TEMPO PRESENTE: Historia dos sucessos memoraveis, que se seguiraõ a seus apparecimentos. Mostra-se sua natureza, provando-se, que saõ verdadeiros ASTROS, creados no principio do mundo: Convence-se, que naõ saõ infaustos; e que naõ pódem influir nos lunares. Criticaõ-se algumas opinioens: e se extende a mesma doutrina ao cometa presente. LISBOA: Na Officina de ANTONIO VICENTE DA SILVA. Anno de MDCCLIX. [1759]

In 4.º (de 20x15 cm) com 32, [ii] pags.

Encadernação recente com lombada em pele e com titulo a ouro na lombada.

Inocêncio II, 389. 'Francisco Henrique Ahlers, de cujas circunstâncias pessoais nada sei até agora, tendo sido por Barbosa omitido na Bibl. Lus. - Parece que nasceria em Portugal, oriundo de parentes alemães. - E. 808) Instrução sobre os corpos celestes, principalmente sobre os Cometas. Lisboa, na Offic. de Miguel Manescal da Costa 1758. 4.º de XVI-90 pag. com três estampas. O autor publicou este opusculo com o fim de dissipar e prevenir o receio, que se havia apoderado dos ânimos de muitos, temendo funestas consequências do cometa, cuja aparição se esperava no dito ano. Ele mostra-se assás versado nas teorias astronómicas modernas, e adopta para explicação dos fenómenos o sistema coperniciano, bem que com a reserva e restrições que o tempo exigia, pois que a igreja não permitira ainda que tal sistema se propusesse senão como mera hipótese. Por esta ocasião se publicou, com semelhante intento, outro mais pequeno folheto anonimo, do qual conservo um exemplar junto com o antecedente. Darei aqui a indicação do seu titulo: Chronologia dos cometas que appareceram desde o anno 480 do nascimento de N. S. Jesu Christo até ao tempo presente: historia dos successos memoraveis que se seguiram a seus apparecimentos. Mostra-se sua natureza provando-se que são verdadeiros astros, creados no principio do mundo: convence-se que não são infaustos, e que não pódem influir nos sublunares: criticam-se algumas opiniões, e se estende a mesma doutrina ao cometa presente. Lisboa, na Offic. de Antonio Vicente da Silva 1759. 4.º de 31 pag. V. a este respeito os artigos Antonio de Naxara, Bento Morganti, José de Sousa Freitas Araujo, Manuel Bocarro Francez, Manuel Gomes Galhano, Mendo Pacheco de Brito, P. Victorino José da Costa, etc. etc."

Cantamessa não menciona.

 Binding: recent half calf gilt at spine. Work with the known chronology of comets since the year 480 B. C. until 1758 and a notice on the contemporary events that once was thought to be related to the coming of them. The author – a Portuguese from a German family - looks to prove these luminaries are old as the world and they are not a bad sign. After Inocêncio the author stands as a modern scientist basing his theories in Copernico, which was condemned at the time by the Catholic Church, so these works usually came as hypothetical theories, or very close as science fiction.

Cantamessa does not reffer to this work.

Referência: 1312NM001
Local: M-7-C-27


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters