RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



CENÁCULO. (Fr. Manuel do) DISSERTAÇÃO THEOLOGICA, HISTORICA, CRITICA Sobre a Definibilidade do Mysterio DA CONCEIÇÃO IMMACULADA DE MARIA SANTISSIMA

PELO PADRE Fr. MANOEL DO CENACULO, Doutor Conimbricence, e Lente de Prima em o Collegio de S. Pedro da Ordem Terceira da mesma Universidade. LISBOA: M.DCC,LVIII. [1758] Na Officina de JOSEPH DA COSTA COIMBRA. Com todas as licenças necessárias.

In 4º. De 20,2x14,8 cm. Com [xvi], x, 248, [xxx] págs.

Encadernação da época inteira de carneira, lombada com nervos, título gravado sobre rótulo vermelho e decorações de motivos vegetalistas gravadas a ouro.

Exemplar com anotações manuscritas coevas nas folhas de guarda.

As folhas preliminares inumeradas incluem dedicatória ao Padre Ministro Geral, Elegia latina em louvor do autor de Fr. António das Onze Mil Virgens, Índice das proposições e erratas. As folhas com numeração romana são ocupadas pela Prefação. As folhas inumeradas no fim do livro contêm as censuras da obra da autoria de Fr. Pedro José Esteves, Fr. António das Onze Mil Virgens, Fr José de Jesus Maria Mayne, a Licença de Fr. Pedro Juan de Molina pela Terceira Ordem, de Fr. José de Araujo, SJ, Fr. Pedro de Sousa pelo Santo Ofício, de Francisco Xavier dos Santos da Fonseca pelo Ordinário e de Fr. João de S. Joseph pelo Paço.

Todos estes textos enriquecem muito o livro, pois são como pequenos estudos em que é comentada e contextualizada a obra de Cenáculo.

Obra em que Cenáculo acumula provas históricas, repletas duma erudição densíssima, visando demonstrar a concordância das Três Fontes da Teologia Positiva - Escrituras, Tradição, Patrística - com o Mistério da Imaculada Conceição.

O autor recorre a uma erudição moderna, na sua época, inspirada na leitura dos diplomatistas, como Mabillon e a processos de crítica histórica e hermenêutica dos mais actualizados. A Imaculada Conceição viria a se definida como Dogma pelo papa Pio IX, pela Constituição Apostólica Ineffabilis Deus de 8 de Dezembro de 1854, que deu origem ao actual feriado, com o mesmo nome, em Portugal.

Obra de teologia muito importante para estudar as linhas fundamentais do pensamento do autor e os fundamentos de um dos dogmas da Igreja Católica, que desde muito cedo foi defendido em Portugal e que marcou de diversas maneiras a cultura nacional. Monteverde 1555.

Inocêncio, V 389.

D. Frei Manuel do Cenáculo (Lisboa 1724-Évora1814) 278) Dissertação theologica, historica, critica sobre a definibilidade do mysterio da Conceição immaculada de Maria Sanctissima. Lisboa, na Offic. de José da Costa Coimbra 1758. 4.º de 10 (innumeradas) x 24 pag., e no fim mais 45 sem numeração, que contêem as approvações e licenças, elogios, indice, e errata.

Referência: 1608PG004
Local: M-4-C-14


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters