RUGENDAS, Maurice. HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



MOUTARD, [Imprimeur]. HISTOIRE DU ROYAUME DE PORTUGAL.

[In] HISTOIRE UNIVERSELLE, DEPUIS LE COMMENCEMENT DU MONDE JUSQU’A PRÉSENT; Composé en Anglois par une Société de Gens de Lettres; Nouvellement traduite en François PAR UNE SOCIÉTÉ DE GENS DE LETTRES; Enrichie de Figures et de Cartes. HISTOIRE MODERNE. TME TREINTE-TROISIEME. Contenant l’Histoire du Royaume de Portugal. [Vinheta com as armas reais da Rainha de França]. A PARIS, Chez Moutard, Imprimeur-Libraire de la Reine, de Madame, & de Madame Contesse d’Artois, rue des Mathurins, Hôtel de Cluni. M. DCC. LXXXV. [1785]. Avec Approbation du Roi.

In 8º (de 19,3x12 cm) com XXIII, 716 pags.

Encadernação da época com lombada em pele com nervos e ferros a ouro nos rótulos castanhos. Pastas em papel decorativo da época apresentando algum desgaste. Corte das folhas carminado.

Ilustrado com um mapa desdobrável de Portugal (de34x24 cm) aberto a partir de chapa de metal e sem assinatura do abridor. A vinheta impressa na folha de rosto é a das armas reais da Rainha Maria Antonieta.

Belo exemplar, muito fresco, impresso em papel muito alvo e sonante.

Trata-se apenas do volume respeitante à História de Portugal, completa e com notas finais, elaborada a partir dos melhores autores portugueses comparados e cotados em cada páginas com os historiadores europeus; nomeadamente: Duarte Nunes de Leão, Faria e Sousa, Damião de Góes, os cronistas alcobacences, tal como Brandão e outros da Monarquia Lusitana; Ayala, Zurita, Vasconcellos, Perez de Guzman, Pulgar, Jerónimo de Mendonça, La Clede; os jornais e mercúrios políticos das épocas; e cartas dos embaixadores em Portugal e livros de viagens da época; etc.

A História Universal foi uma obra de grandíssima envergadura elaborada na época dos enciclopedistas, e compõe-se na sua totalidade de 125 grossos volumes com 172 estampas, entre as quais 130 mapas. Trata-se da (primeira) edição francesa, tendo sido a primeira edição (em inglês) publicada em Londres de 1736 a 1765. Esta tentativa monumental de elaborar uma História Universal foi um marco na historiografia, pois o seu valor científico deve-se a uma comparação e citação sistemática das muitas fontes bibliográficas consultadas. Ainda que seja centrada na Europa, esta história vai pela primeira vez abordar, com equilíbrio, a totalidade do mundo conhecido no século dezoito. Na época da sua publicação foram muito valorizados os volumes da história antiga e das civilizações clássicas, no entanto actualmente são os volumes, ainda que isolados, das histórias nacionais, que têm um grande valor, pelo facto de terem dado relevância a cada história dentro de um contexto de “mundialização” e universalidade.

A História de Portugal encontra-se completa, tal como o texto nos diz, começando pela criação do Condado de Portugal no tempo de Afonso VI de Leão e Castela, e terminando pela crise da sucessão no reinado de D. José I, a execução dos Távoras, a expulsão dos Jesuítas; e a crise diplomática que envolveu Portugal na guerra entre a França e a Inglaterra. A história de Portugal termina na página 622, seguindo-se as notas até à página 716, e o autor informa: «ainsi il ne nous reste rien à ajouter pour terminer celle du Portugal».

Referência: 1712JC003
Local: M-3-D-30


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters