RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

Clique nas imagens para aumentar.



OLIVEIRA, Francisco Xavier de. ELOGIOS DO CONDESTABLE D. NUNO ALVARES PEREIRA, E AFFONSO D’ALBUQUERQUE,

POR FRANCISCO XAVIER DE OLIVEIRA, Professor Régio de Rhetorica, e Censor pela Meza do Desembargo do Paço. LISBOA. M. DCC. XCVIII. Na Offic. de JOÃO ANTONIO DA SILVA. Impressor de Sua Magestade. [Lisboa, 1798].

In 8º [de 14x10 cm] com 228, [1] págs.

Encadernação da época, inteira de pele, com nervos e ferros a ouro na lombada. Corte das folhas carminado.

Exemplar com leves trabalhos de traça na folha de rosto e uma pequena mancha ferrogálica nas págs. 186/188.

Obra em duas partes, elogiando aqueles que foram considerados na época os dois maiores heróis nacionais portugueses: o Condestável Nuno Álvares Pereira e o Almirante Afonso de Albuquerque. O elogio de Albuquerque começa na página 147.

Inocêncio III, 93: «FRANCISCO XAVIER DE OLIVEIRA (2.º), Professor Regio de Rhetorica e Poetica em Lisboa [falecido em Lisboa, cerca de 1825] pela resolução regia de 10 de Novembro de 1771, com exercicio no Collegio Real de Nobres, e depois no antigo estabelecimento d"estudos do bairro d"Alfama. Impossibilitado a final, por sua edade e molestias chronicas acompanhadas de cegueira, viveu assim alguns annos, morrendo (ao que parece) no de 1823, ou pouco depois. Ainda ignoro a sua naturalidade. E. 2014) Elogios do Condestable D. Nuno Alvares Pereira, e Affonso de Albuquerque. Lisboa, na Offic. de João Antonio da Silva 1798. 8.º de 228 pag. Foram pelo auctor apresentados á Academia Real das Sciencias, que comtudo os não julgou, ao que se vê, dignos de premio».

Referência: 1712JC008
Local: M-11-C-38


Caixa de sugestões
A sua opinião é importante para nós.
Se encontrou um preço incorrecto, um erro ou um problema técnico nesta página, por favor avise-nos.
Caixa de sugestões
 
PayPal MasterCard Visa American Express
free counters