RUGENDAS. (Maurice) HABITANTE DE GOYAS. Quadro a óleo pintado sobre madeira.

 
 

 
   

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ROUSSEAU, Jean Jacques. DICTIONNAIRE DE MUSIQUE,

A PARIS, Chez la Veuve DUCHESNE, Libraire, M. DCC. LXVIII. [1768].

In 8º gr. (de 20x12,5 cm) com xii, 547 págs.

Encadernação da época inteira de pele mosqueada, com ferros a ouro na lombada por casas fechadas.

Ilustrado com notas e excerptos de partituras musicais impressas no texto e com 13 gravuras desdobráveis extratexto, abertas em chapa de cobre, contendo partituras com cadências musicais, cadências líricas, correspondências entre as notações musicais medievais e as modernas, tabelas da nomenclatura da musica antiga e a moderna, tabela com os novos caractéres musicais do século XVIII, distribuição dos instrumentos da orquestra no palco da Ópera de Dresden, notas da antiga música grega diatónica, escala geral para o grande piano-cravo, cadências diatónicas do piano baixo, cifras da música da antiguidade e pautas com estilos de danças canadianas, persas e chinesas.

Exemplar com erro de encadernação das páginas XI/XII do Avertissement, de resto completo.

Primeira edição.

Dicionário de Música com conceitos clássicos e universais, podendo ser lido com todo o proveito. Esta obra foi um dos trabalhos mais significativos de Rousseau e uma referência ainda válida nos dias de hoje. O principal objectivo da obra é a recolha dos termos e dos conhecimentos relacionados com a técnica musical, fornecendo definições e mostrando as relações entre os vários conceitos. Este dicionário tem cerca de 900 entradas com assuntos sobre acústica, teoria musical, execução musical, interpretação musical, poesia e géneros operáticos, estética musical, história e geografia dos géneros musicais.

 

 In 8º gr. (de 20x12,5 cm) com xii, 547 pp.

Binding: Contemporary full mottled calf, with framed gilt tools on spine.

First edition.

The Dictionnaire de Musique has classical, and still valid and not outdated concepts. It is seen as one of Rousseau’s most significant works, and is still a valuable reference work today. Its main object was 'to deal with terms relating to knowledge and technique, not only providing definitions but also furnishing explanations and showing the relationships of concepts'. The Dictionnaire’s nine hundred entries cover ideas relating to acoustics, music theory, performance, interpretation, the poetics of musical and operatic genres, general musical aesthetics, the history of music and its geographical variation.

Brunet VI, 10105.

Referência: 1703JC010
Local: M-5-B-44


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